Este ano, a Região Metropolitana de Sorocaba ganhou uma nova competição científica voltada aos estudantes: a Olimpíada Sorocabana de Astronomia e Astronáutica (OSA). Inspirada na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) – uma das mais tradicionais do país –, a iniciativa é voltada para estudantes do Ensinos Fundamental II e Médio da região. A iniciativa pretende ampliar o acesso de jovens à ciência e tecnologia, estimulando a curiosidade e a resolução de problemas de forma lúdica. As inscrições estão abertas até o dia 19 de outubro, pelo site https://osaolimpiada.com.br/ .
Popularizar ciência e formar novos talentos
O objetivo central da OSA é aproximar alunos, professores e escolas do universo da astronomia, usando-a como porta de entrada para as ciências exatas. Segundo os organizadores, a olimpíada regional busca popularizar a ciência e a tecnologia em Sorocaba e cidades vizinhas, além de estimular o raciocínio lógico entre os participantes.
Segundo Giovanni de Luca Gomieri, um dos coordenadores da OSA, a olimpíada nasce justamente para aproximar ainda mais os jovens de Sorocaba e Região das ciências e, por meio da Astronomia e da Astronáutica, despertar a curiosidade, incentivar o estudo e mostrar que a ciência está muito mais próxima do dia a dia desses jovens
– Pude participar de dezenas de olimpíadas científicas e aprendi muito durante essa trajetória. Quando quebrei o recorde da Olimpíada Brasileira de Foguetes, em 2023, vivi na prática tudo isso e sei o quanto iniciativas como essa podem transformar a vida dos estudantes – relata Giovanni.

Origem e inspiração
A criação da OSA foi motivada pelo deputado federal Vitor Lippi, apoiador histórico da OBA e defensor da iniciação científica. Só em 2025, a OBA reuniu quase 14 mil participantes em Sorocaba e 1,6 milhão em todo o Brasil. A versão regional surge para ampliar esse impacto, oferecendo novas oportunidades de engajamento científico na região.
A iniciativa é organizada pela FACENS e pelo Observatório Astronômico Educativo (OAE) da UFSCar, com coorganização da OBA e apoio do Planetário Itinerante da OBA, Deputado Federal Vitor Lippi e Arco Instituto. Tem ainda como embaixadores Clube Centauri, Saturn Telescópio Educativo e Planetário Terra Arrasada.

Público-alvo
A olimpíada será destinada a estudantes do ensino fundamental e médio da Região Metropolitana de Sorocaba, fortalecendo o protagonismo juvenil e a integração entre escolas públicas e privadas.
Premiações que inspiram
Além de medalhas e certificados, os participantes poderão concorrer a prêmios especiais, como:
- Bolsas de estudo no Centro Universitário Facens;
- Telescópios para incentivar a observação astronômica;
- Prêmios em dinheiro, como estímulo extra para os destaques.
Como acompanhar
As novidades sobre a OSA podem ser acompanhadas pelo Instagram oficial: @osaolimpiada.
📍 A Comunidade Científica Júnior continuará acompanhando os desdobramentos da OSA e trará mais informações sobre como estudantes, escolas e professores poderão se envolver nesta nova jornada científica da região de Sorocaba.
✍️ Publicado pela redação da Comunidade Científica Jr



