Organizada por alunos, Olimpíada Nacional de Química Básica abre inscrições em 2026

Picture of Tibérius Drumond
Tibérius Drumond
ONQB - Organizada por alunos - Olimpíada Nacional de Química Básica abre inscrições em 2026

Olimpíada Nacional de Química Básica (ONQB) abriu oficialmente as inscrições para a sua edição de 2026. A iniciativa é organizada por estudantes do ensino médio apaixonados por olimpíadas científicas. As inscrições vão estar disponíveis na bio do perfil do Instagram: https://www.instagram.com/onqb_quimica/

A ONQB 2026 é aberta a estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)Ensino Médio e técnico, além de uma categoria aberta, destinada a participantes sem vínculo escolar. Cada estudante pode competir em apenas um nível.

A competição será realizada em duas fases. A primeira consiste em uma prova objetiva on-line, comum a todos os níveis, com 20 questões. Os participantes que atingirem a nota de corte avançam para a segunda fase, que contará com questões objetivas e discursivas, exigindo maior aprofundamento conceitual e capacidade de argumentação científica. As provas da segunda fase serão aplicadas de forma on-line monitorada, com possibilidade de aplicação presencial mediante acordo com a organização.

Inscrições e informações oficiais

As inscrições para a ONQB 2026 devem ser realizadas exclusivamente por meio do formulário oficial, que será divulgado no Instagram oficial da olimpíada. Todo o cronograma, critérios de avaliação, conteúdo programático e regras de premiação estão detalhados no edital da 2ª edição.

Edição anterior

Na primeira edição, em 2025, a ONQB reuniu cerca de 600 estudantes de todo o país e distribuiu 48 medalhas, sendo 13 de ouro, 19 de prata e 16 de bronze. A olimpíada é organizada por um grupo de jovens estudantes, tendo Tarso Caridade, de Santos (SP), como fundador e presidente, e Yasmin Lussac, do Rio de Janeiro (RJ), como vice-presidente. A equipe conta ainda com embaixadores regionais em diferentes estados do país, como Larissa Mendes (PE), Lara Frank (PE), Victória (SP), Wendy Oliveira (BA), Brenda Toledo (MG) e Isabella Cortes (AP), fortalecendo a presença nacional da olimpíada e ampliando o diálogo com escolas e estudantes de diversas regiões.

Recado da CCJr

Para a Comunidade Científica Jr, a ONQB representa mais um exemplo de como iniciativas lideradas por jovens estão ampliando o acesso às olimpíadas do conhecimento e fortalecendo a cultura científica no Brasil, aproximando estudantes da ciência desde cedo e estimulando trajetórias acadêmicas promissoras.

Leia também:

Calendário das Olimpíadas Científicas 2026: Guia atualizado

Olimpíada de Espanhol abre inscrições para a edição 2026

Seletivas para Olimpíadas Internacionais de Química 2026: veja quem pode participar e o calendário

ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil divulga calendário 2026

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos, novidades e curiosidades do mundo da ciência direto no seu e-mail.