A Olimpíada Brasileira de Administração – OBAdm 2025 premiou participantes de 510 municípios brasileiros com 251 medalhas de ouro, 254 de prata, 253 de bronze e 6.601 menções honrosas. A competição foi dividida em dois níveis: Ensino Médio/Técnico e Ensino Superior/Profissionais. Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), a prova e os desafios gamificados foram aplicados de forma on-line e impressa entre os dias 2 e 6 de junho.
Promovida pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), a OBAdm 2025 mobilizou 38.286 estudantes inscritos e 1.391 professores representantes, em uma experiência educacional gratuita.
O Nível 1, voltado para estudantes do Ensino Médio e Técnico, concentrou a maior parte das premiações, com 203 medalhas de ouro, 194 de prata, 203 de bronze e 5.692 menções honrosas. Já o Nível 2, para estudantes do Ensino Superior e profissionais, totalizou 48 medalhas de ouro, 60 de prata, 50 de bronze e 909 menções honrosas.
Olimpíada sustentável
A prova abordou quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 4, que fala da importância da educação de qualidade; ODS 5, que defende a igualdade de gênero; ODS 13, que destaca a ação contra a mudança global do clima; e ODS 16, que trata da paz, justiça e instituições eficazes.
Além da prova objetiva, a olimpíada incluiu dois desafios gamificados: “Jornada Sustentável” e “Tabuleiro Sustentável”. Neles, os estudantes atuaram como gestores responsáveis diante de dilemas reais relacionados aos ODS.
Ambos os jogos tiveram um grande engajamento dos estudantes e profissionais. Ao todo, foram contabilizadas 117.247 partidas executadas de forma online, realizadas pelo computador ou no aplicativo gratuito da OBAdm em smartphones.

Relatos que inspiram
A estudante de administração Ariadne S. Veiga, de Santa Catarina, está entre as três principais medalhistas do nível 2 (ensino superior), em 2025. Conta que é a segunda vez que participa. Para ela, a gamificação tornou o conteúdo mais dinâmico e interessante. “Eu me diverti tanto que jogava nas horas vagas! Encerrar minha graduação com essa conquista é muito simbólico”, relata Ariadne.

Outro que está entre os melhores do nível 2, é o potiguar Ruan Silva, aluno de graduação em administração da UFRN. É a segunda vez que conquista a medalha de ouro. Ele comenta que o desafio foi um verdadeiro exercício de gestão. “Nos jogos, precisávamos planejar, administrar um orçamento, pensar no impacto das ações. A olimpíada nos ensina a pensar como administradores do presente e do futuro.”

Entre os melhores participantes do nível 1 (ensino médio), o jovem Victor Sales, aluno do SESI Ilhéus (BA), elogiou o e-book disponibilizado pela organização da OBAdm. “A prova estava muito conectada com o e-book. Foi um ótimo guia. Os jogos também foram muito envolventes, perdi horas me divertindo enquanto aprendia.”
Já o estudante João Pedro da Silva Perpétuo, de Rondônia, mesmo sendo estreante, conseguiu não só a medalha de ouro, como também ficou entre os 3 principais do país no ensino médio.

– Refiz a prova várias vezes para entender melhor. Nem sabia que os primeiros colocados iriam presencialmente à cerimônia de premiação receber a medalha! Quando vi o e-mail, fiquei emocionado. Minha mãe é administradora e ficou muito orgulhosa – revela João.
O professor Henrique Leal, responsável por incentivar os alunos do SESI-BA, elogiou bastante a iniciativa. “Mesmo atuando na área da Física e Robótica, vejo a importância de formar jovens com visão administrativa. A OBAdm planta uma semente que vai além da sala de aula.”
Por gestores mais sustentáveis
Para Adm. Wagner Siqueira, coordenador-geral da OBAdm e presidente do CRA-RJ, além de compartilhar conhecimento, a proposta da olimpíada é refletir entre os participantes a importância dos Direitos Humanos, do Trabalho, Meio Ambiente e a fomentação de mecanismos Anticorrupção.

Apoiadores
A 2ª Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm) conta com o apoio do Banco BTG Pactual e tem como embaixadores o portal Administradores.com e o CIEE RJ.
Site da OBAdm: https://www.obadm.org.br/
Site do CRA-RJ: https://cra-rj.adm.br/