A 5ª edição da Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética (OBBS) está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto de 2025 e promete movimentar estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Organizada pela UNESP, UFABC, UnB e pelo grupo Synbio BR, com apoio do Instituto Vertere e recursos do CNPq e da UNESP (PROEC), a competição tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela ciência, aprofundar os conhecimentos em biotecnologia e biologia sintética e incentivar a pesquisa acadêmica.
A OBBS será realizada em formato totalmente online e dividida em duas etapas. A primeira ocorrerá entre os dias 1º e 8 de setembro, com uma prova de múltipla escolha contendo 40 questões, que poderá ser respondida em até 24 horas após o início. A segunda fase, voltada apenas aos classificados da etapa inicial, será realizada de 6 a 13 de outubro e contará com 25 questões de múltipla escolha. As provas poderão ser feitas por celular, tablet ou computador, garantindo acessibilidade aos participantes de diferentes regiões do país.
Os estudantes que obtiverem pontuação igual ou superior a 18 pontos na 2ª etapa e responderem ao formulário socioeconômico receberão certificado digital de participação. Os 100 primeiros colocados de cada região do Brasil receberão medalhas de honra ao mérito e os estudantes elegíveis poderão concorrer a 10 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq. As escolas também serão premiadas com troféus em três categorias: maior número de estudantes inscritos, instituições com alunos contemplados com bolsas ICJ e maior participação de professores nos encontros de formação.
Para apoiar os docentes, a OBBS oferece os Encontros de Formação, transmissões virtuais que apresentam a olimpíada, introduzem conceitos de biologia sintética e disponibilizam material de apoio para a preparação dos alunos. O próximo encontro acontecerá no dia 15 de agosto, às 15h (horário de Brasília), com inscrições abertas no site oficial.
Mais do que uma competição, a OBBS é uma oportunidade de revelar talentos, estimular carreiras científicas e aproximar os estudantes do universo da pesquisa. Ao propor desafios interdisciplinares, contribui para ampliar horizontes e formar futuros cientistas que poderão atuar em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.
Mais informações e inscrições estão disponíveis em www.olimpiadadebiologiasintetica.org e no Instagram oficial @o_b_b_s.




