Inscrições abertas para 2º Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA)

Picture of Tibérius Drumond
Tibérius Drumond

As inscrições gratuitas para a 2ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA) estão abertas até o dia 26 de outubro de 2025, às 22h, pelo site oficial www.oniabrasil.com.br. Podem participar estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Há também a categoria Livre, destinada para qualquer interessado.

Além de ser uma olimpíada nacional, é, oficialmente, a competição que designará os alunos que representarão o Brasil na prestigiada IOAI – International Olympiad in Artificial Intelligence. Este evento global, que acontecerá em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, de 2 a 8 de agosto de 2026, reunirá os maiores talentos em inteligência artificial de todo o mundo.

Nesta edição, além das categorias Regular, destinada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, e Livre, aberta a qualquer interessado, a ONIA traz uma novidade: a Categoria Júnior, voltada a estudantes do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental. Essa categoria tem caráter experimental e busca despertar o interesse dos mais jovens pela área de forma lúdica e educativa, garantindo certificados digitais de honra ao mérito, embora sem medalhas físicas.

Resultados da primeira edição

A 1ª edição da ONIA foi histórica e contou com a participação de mais de 716 mil estudantes de 18 estados brasileiros, que tiveram a oportunidade de aprender, colocar em prática sua criatividade e lógica e competir em nível nacional. Foram distribuídas 28 medalhas de ouro, 57 de prata, 92 de bronze e 58 menções honrosas.

Um dado importante mostrou que 27% das premiações foram conquistadas por meninas, evidenciando a diversidade e inclusão que a Inteligência Artificial já representa no Brasil.

Clique aqui e veja sobre o resultado do Brasil na primeira participação na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial

Sobre a ONIA

A ONIA é gratuita e voluntária, com abrangência nacional, e tem como missão promover o letramento digital, inserir a Inteligência Artificial no ensino básico, descobrir e estimular talentos e conectar a academia com as escolas, criando um ambiente de integração e inovação.

A olimpíada tem por objetivo promover o letramento digital e fomentar a inclusão do tema da Inteligência Artificial no ensino básico, posicionando o Brasil como pioneiro no ensino de IA no mundo para estudantes nos ciclos iniciais de formação. Além disso, a olimpíada busca ser um instrumento para revelar talentos, identificando e incentivando jovens promissores a se dedicarem à área.

Segundo os organizadores, a iniciativa busca atuar como um eixo de conexão entre a academia e o ensino básico, fortalecendo a integração entre esses dois pilares educacionais.

Realização

A iniciativa é idealizada pela EDUSPACE, em parceria com o Hub de Inovação em Inteligência Artificial da UFPel (H2IA), o Instituto de Inteligência Artificial do LNCC (IIA) e com apoio do MCTI, a olimpíada já nasceu com protagonismo internacional.

Reconhecida oficialmente como a responsável pela seleção da equipe brasileira, a ONIA posiciona o país como pioneiro no ensino de Inteligência Artificial para estudantes da educação básica.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos, novidades e curiosidades do mundo da ciência direto no seu e-mail.