A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abriu as inscrições para a 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma). A olimpíada é anual e voltada para estudantes e professores do ensino fundamental II, ensino médio, EJA e ensino técnico, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. As inscrições vão até dia 30 de junho de 2026.
Para participar, os alunos devem estar matriculados regularmente em escolas reconhecidas pelo MEC durante os anos de 2025 e/ou 2026. Os trabalhos inscritos podem contar com a participação de estudantes de diferentes turmas e anos e de professores das diversas áreas e disciplinas escolares.
A inscrição deverá ser realizada por um professor responsável, pelo no Sistema de Inscrições Obsma, por meio do link: www.obsma.fiocruz.br . Outro requisito é que o docente precisa estar obrigatoriamente vinculado a mesma escola dos estudantes participantes.

Objetivo da Olimpíada
A Obsma tem como objetivo estimular projetos educativos que relacionem saúde, meio ambiente, educação e cidadania, incentivando os jovens a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades. Além disso, valoriza o trabalho pedagógico interdisciplinar, promove o letramento científico e fomenta a reflexão crítica sobre os desafios ambientais e sociais contemporâneos.

Categorias e modalidades
Os trabalhos devem estar vinculados às áreas de saúde e meio ambiente e podem ser inscritos em duas categorias (Ensino Fundamental ou Ensino Médio) e três modalidades:
- Produção Audiovisual (vídeos de até 10 minutos);
- Produção de Texto (até 10 páginas, em diferentes estilos literários);
- Projeto de Ciências (projetos coletivos com caráter analítico, experimental ou social).
Avaliação e premiação
O processo de avaliação ocorre em duas etapas: Regional e Nacional. Inicialmente, serão selecionados 42 trabalhos destaques regionais, que concorrerão à fase nacional. Ao final, seis projetos receberão o título de Destaque Nacional.
Os autores premiados terão a oportunidade de participar da cerimônia nacional, com despesas de viagem, hospedagem e alimentação custeadas pela Fiocruz.
Nesta edição, também será concedido o Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã, em homenagem à cientista Juliana de Meis (1972–2021). O reconhecimento será destinado a projetos desenvolvidos por equipes compostas exclusivamente por estudantes e professoras do gênero feminino.
📅 Prazos e inscrições
As inscrições já estão abertas e seguem até 30 de junho de 2026, de forma totalmente gratuita, pelo site oficial: www.olimpiada.fiocruz.br .




