Estudantes medalhistas lançam Torneio Nacional de Ciências

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Tibérius Drumond

Três jovens estudantes de Presidente Prudente (SP) decidiram transformar sua paixão e experiências em olimpíadas científicas em uma iniciativa inspiradora: o Torneio Nacional de Ciências (TNC). Organizado pelos estudantes Diogo Lima dos Santos, com apoio das colegas Wendy Harumi Kondo Higashi e Isabelly de Oliveira Lima, todos da ETEC Prof. Adolpho Arruda Mello, o projeto nasce com o objetivo de incentivar a curiosidade científica e criar um espaço de aprendizado e troca entre alunos de diferentes níveis de ensino.

As inscrições para o TNC acontecem até 30 de setembro de 2025, com taxa simbólica de R$ 8,00. O exame será realizado nos dias 11 e 12 de outubro de 2025, em formato online, por meio de formulário digital. A prova terá duração de 2h30, composta por 25 questões (20 objetivas e 5 dissertativas), abrangendo conteúdos de acordo com o nível dos participantes.

As inscrições podem ser feitas pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8vgLsPBBejCLgwVInTG6-U1JDdhI5EmQaujjWQVnQVltpsg/viewform

O TNC será dividido em quatro categorias:

Nível 1 – Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano)

– Seres vivos e meio ambiente: características, plantas, animais, cadeias alimentares, preservação;

– Corpo humano e saúde: órgãos do sentido, sistemas do corpo, higiene, alimentação;

– Matéria e energia: estados físicos, fontes de energia, luz e sombra, calor;

– Terra e Universo: dia e noite, estações, fases da Lua, Sistema Solar, fenômenos naturais;

– Tecnologia e sociedade: máquinas simples, materiais cotidianos, importância das invenções.

Nível 2 – Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)

– Biologia: células, reinos, fotossíntese, ecossistemas, impacto humano;

–Física e Química: propriedades da matéria, misturas, transformações, força e energia, eletricidade e magnetismo;

– Ciências da Terra e Universo: estrutura da Terra, ciclo da água, placas tectônicas, Sistema Solar, Universo;

– Saúde e sociedade: doenças transmissíveis, sustentabilidade, biotecnologia no cotidiano.

Nível 3 – Ensino Médio

– Biologia: genética, evolução, ecologia, fisiologia, biotecnologia;

–Química: estrutura atômica, ligações, reações, química orgânica, soluções, pH, química ambiental;

– Física: mecânica, termodinâmica, óptica, ondulatória, eletricidade, física moderna;

– Geociências e astronomia: estrutura da Terra, clima, astronomia observacional, Universo.

Nível 4 – Categoria Aberta

–Avanços em biotecnologia, IA nas ciências, energias renováveis, mudanças climáticas;

– Astrobiologia, nanotecnologia, robótica, ética e filosofia da ciência; Interdisciplinaridade: ciência, tecnologia e sociedade no século XXI.

Wendy, Diogo e Isabelly pesquisam para preparar o formato da prova

Premiação e impacto

Segundo os organizadores, os resultados serão divulgados a partir do dia 31 de outubro. Os participantes receberão certificados de Ouro, Prata, Bronze, Menção Honrosa e Participação. A expectativa é que o TNC motive os estudantes a se aprofundarem no estudo científico, desenvolvendo pensamento crítico, criatividade e habilidades de trabalho em equipe.

Origem da ideia

Segundo os organizadores, a ideia surgiu em agosto, deste ano (2025), com o objetivo de inserir mais os colegas da nossa escola em projetos científicos e de competição. “Com isso, decidimos estender para todo o Brasil”.

A proposta é inspirada em dois projetos realizados pelos alunos: “Estudo na Prática”, voltado para auxiliar alunos em suas rotinas acadêmicas, e “Olimpícuosos”, que busca inserir estudantes no universo das olimpíadas.

Os principais objetivos do Torneio de Ciências são promover o aprofundamento do aprendizado científico, estimular a curiosidade e o espírito investigativo nos estudantes, além de valorizar a dedicação e a criatividade em um ambiente de competição saudável.

A equipe, que já acumula conquistas em competições como OBA, OBQ, OBAdm, OBLI, OBGP, entre outras, decidiu expandir essa vivência e criar um torneio acessível a jovens de todo o país.

Estudantes transformaram suas experiências em olimpíadas científicas numa iniciativa educacional

Por exemplo, Diogo foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm), ouro e bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), entre outros. Isabelly foi prata na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa (OBLI), ouro na OBG e na Olimpíada Brasileira de GeoPolítica (OBGP), entre outros. Já Wendy foi ouro na OBG, prata na OBA, obteve honra ao mérito no Torneio Nacional de Biologia (TNBio), entre outros.

Segundo os organizadores, mais do que uma competição, o torneio pretende aproximar alunos, professores e pesquisadores, criando oportunidades de networking acadêmico e promovendo a divulgação da ciência de forma acessível e interessante para toda a sociedade.

– O torneio abre portas para que talentos sejam descobertos e incentivados a seguir carreiras acadêmicas ou profissionais ligadas à pesquisa e à inovação – conclui os organizadores.

O edital do TNC está disponível pelo link: https://docs.google.com/document/d/12u3iZ3b5VXhU25pv3zslxRVbRxZsPlHdG9Apqv0m4n8/edit?tab=t.0#heading=h.4hoc5suvkjuq

Estudantes contam com o apoio do professor e coordenador Sérgio Brugnolo para a elaboração do Torneio Nacional de Ciências

✍️ Publicado pela redação da Comunidade Científica Jr

👉 Leia mais sobre iniciativas que valorizam o protagonismo jovem na ciência no site da Comunidade Científica Jr:

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